sexta-feira, 24 de abril de 2015

Os primeiros 1000kms


Hoje dia 23 de abril, na chegada a Sória, ao oitavo dia cumpriram os primeiros 1000kms do  caminho, pois com os enganos dum GPS que insiste em escolher  caminhos "esquisitos", o percurso realizado tem mais quilómetros  do que estava originalmente previsto.(não previram  os enganos, que fazem parte...)
Saida de  Langa de Duero, com  nevoeiro e muito frio, nos primeiros quilómetros da etapa não se via nada, a mais de 1000mts de altitude,  etapa prevista para ser mais curta, e com estadia no hotel :-)
Nesta esta etapa não houve muito a registar, e o alto  Duero está a acabar e vai começar a alta montanha e vai ser preciso muita energia para a ultrapassar.




Chegamos a Sória, e pela primeira vez vamos descansar num Hotel (os pavilhões gimnodesportivos são bons, mas um Hotel...é outra coisa) patrocinados pela ATOS MEDICAL uma das empresas que desde o inicio nos ajudou nesta empreitada.

 Segue em baixo o relato do Pedro no facebook, onde releva o encontro com um laringectomizado e a missa cantada..pelas monjas https://www.facebook.com/ideiafix?pnref=story

Cumprimos a 1'milena de km e em Sória estamos instalados num Hotel, que isto de andar a dormitar em pavilhoes de bombeiros e ginasios municipais... é outra coisa! Tudo a correr bem e ate um companheiro laringectommizado da cidade nos veio saudar. Experiencia fantástica mas agora vamos desforrar comidinha servida em loiça e talher para gente rica ate ja fomos a missa cantada pelas monjas clarissas ♡ Encantado ♡

quinta-feira, 23 de abril de 2015

O 7ºdia

A falta de  de internet têm dificultado a atualização do blogue em tempo real , mas aqui vai o relato possível feito à posteriori. O relato do António na facebook, onde relata o desencontro com o almoço :-) e a boa vontade de alguém que no meio de um temporal deu abrigo aos peregrinos:

Boa tarde amigos agora que tenho net aqui vai um pequeno relato de o dia de ontem 22-04-2015,iniciamos a viagem em Tudela de Duero,com o tempo a ameaçar chuva,a estrada era boa e plana e rapidamente fizemos cerca de 60kms,mas mais uma vez o gps indicar-nos um caminho mais longo,,mas sem transito, era tudo nosso!!!..eheh,mas fez com que nos desencontrássemos da caravana, chegou a hora do almoço, e nada... toca de telefonar, o nosso almocinho,(que por acaso já estava pronto) es...tava a 26kms noutro local, hora isto atrasou tudo quando almoçamos eram cerca das 14h,mas compensou o repasto estava como sempre divinal,o objetivo era Aranda de Duero,mas como no dia seguinte tínhamos de chegar cedo a Soria avançamos até Langa de Duero onde pernoitamos no pavilhão do complexo desportivo local.
quo vadis...sem almoço é que não :-)

 Mas antes há um pormenor que me marcou, a mim, e a todos, até agora nesta viagem,quando da passagem por Aranda de Duero de repente aproximou-se uma grande trovoada e nós já na saída da cidade, toca a acelerar para encontrar abrigo,e assim foi, na primeira soleira de porta que encontramos, abrigamo-nos com ela a cair fortemente, eis que de repente chegou um carro e uma jovem senhora começou a chamar-nos para nos dar abrigo nós ainda reticentes ficamos na duvida, mas perante a insistência dela e depois do marido, que nos abrir a garagem, aceitamos, levou-nos para dentro da sua casa,(que não era nada modesta) com boa lareira acesa e ai continuaram a surpresas, logo arranjou toalhas para nos limpar ofereceu roupas, comida, bebidas, etc mas o que a mim mais me impressionou foi a sua simpatia, disponibilidade e educação.


 Assim que parou a chuva, ála que se faz tarde.
Chegamos a Langa de Duero cerca das 17h e aí pernoitamos



No dia anterior o percurso tinham passado por Tordesilhas, cidade geminada com Setúbal onde foram recebidos muito amavelmente Alcaide local.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Nuestros Hermanos

A viagem segue por terras espanholas e hoje  no quinto dia  da do caminho com cerca de 500km feitos,  prometia ser uma jornada mais calma, mas o cansaço já começa a acumular, e as pernas  e a "nalgueira" a pedir descanso...






Depois de termos sido muito bem recebidos  pelo Real Corpo de Bomberos, de Ciudad Rodrigo na noite anterior, onde foram os nossos anfitriões e gentilmente nos arranjaram um lugar para pernoitar.
Alem de toda a hospitalidade que muito apreciamos, ainda providenciaram para que hoje ficássemos alojados nos Bombeiros em Villares de Reina em Salamanca. Alem da recepção calorosa, ainda tivemos direito a noticia na comunicação social local;
http://salamancartvaldia.es/not/77383/de-peregrinacion-en-bicicleta-hasta-el-vaticano-pasando-por-mirobriga

e trazemos  uma encomenda para entregar ao Papa, na chegada ao Vaticano.


Na etapa de hoje percorremos um total de 96km, numa manhã que começou fria, em que o principal adversário, alem do já referido cansaço acumulado , foi um forte vento frontal que dificultava a progressão.
O cozinheiro mais uma vez esteve de parabéns e vai dando alento à alma com umas belas petiscadas, que ajudam a recuperar das longas jornadas e do cansaço acumulado.
Amanha outra etapa nos espera e se correr tudo bem, chegaremos a Tudela do Duero, numa tirada de 133km...Bem haja por todo o apoio e uma vez mais "muchas gracias" aos nossos camaradas bombeiros espanhóis pelo entusiasmo com que nos receberam e pelo apoio que nos deram. Bem Hajam!

domingo, 19 de abril de 2015

A entrada em Espanha

O dia 18 de abril, o terceiro da jornada, foi bastante atribulado, um total de 132km, com 2431mts de acumulado, saída de Ferreira do Zêzere pela manhã a bom ritmo, de tarde o tempo piorou e começou a ameaçar chuva...e choveu.

Com nevoeiro e a chuva a começar seguimos até Vila de Rei, onde a dificuldade de leitura do GPS originaram muitos enganos e estradas que foram transformadas em autoestradas também não ajudaram, tornando o percurso previsto  impraticável.

Almoço em Mação onde arrancamos em direção a Castelo Branco.



Os imprevistos fazem parte da viagem e os primeiros furos começaram a chatear...








A dormida foi nos Bombeiros de Castelo Branco, onde fomos muito bem recebidos












Saída de Castelo Branco de manhã e a bom ritmo ,aliado a uma significativa melhoria do estado do tempo, permitiu fazer os 74Km bastante rápido e parar para almoçar no Terreiro das Bruxas, que fica a 10km do Sabugal


 O cozinheiro está aprovado e ajuda a ultrapassar as dificuldades do caminho com umas refeições apetitosas e nutritivas que ajudam a recuperar as forças...


De tarde entramos em Espanha com a descrição do António que transcrevo"... ao entrar em Espanha mais parecia ter entrado no meu Alentejo,vastas planícies grandes azinheiras kms mais kms sem ver ninguém ,retas a perder de vista,com algumas paredes pelo meio, mas superamos os nossos objetivos em cerca de 30kms.Vamos ver se a etapa de amanhã é mais calma,hoje foram 160kms e cerca de 7h a pedalar."

Um total de 161kms com um acumulado de 1837mts, na chegada a Ciudad Rodrigo em Castelhano ou Cidade Rodrigo em português onde fomos muito bem recebidos nos Bombeiros locais.
Amanhã está previsto um dia mais calmo, com Salamanca como destino...





sábado, 18 de abril de 2015

2900km from Portugal to Vatican-percurso-itenerary-itinéraire-el camiño

De forma a podermos seguir a viagem no blogue e de forma a ter a companhia de algum ciclista/bttista da zona que vamos passar aqui vai o percurso que foi previsto...
Este foi o planeamento possível de fazer antecipadamente e que conforme as situações poderá sofrer alguns ajustes.
Estão convidados para nos acompanharem nesta viagem, sendo que para o fazer em Portugal será até domingo, dia 19 de abril, depois só em Espanha ou França...aqui vai o que foi previsto...

All bikers from Spain, France and Italy are invited to join this pelegrims/riders in their journey to Vatican.

Tous les cyclistes de Espagne et France sont invités pour participer dans le voiage au Vatican.

Portugal
1ºdia----16abril /quinta-feira---------------------------Setubal/Pernes  140km
2ºdia----17abril /sexta-feira--------Pernes/Fatima/Ferreira do Zezere  90km
3ºdia----18abril /sabado-------------------Ferreira do Zezere/Lardosa  113km
4ºdia----19abril /domingo--------------------Lardosa/Ituero de Azaba  110km

Espanha/Spain
5ºdia----20abril /segunda-feira-----------Ituero de Azaba/Salamanca  111km
6ºdia----21abril /terça-feira--------------Salamanca/Tudela do Duero  133km
7ºdia----22abril /quarta-feira------Tudela do Duero/Aranda do Duero  70km
8ºdia----23abril/quinta-feira-------------------Aranda do Duero/Soria  114km
9ºdia----24abril/sexta-feira-----------------------------Soria/Caparroso  120km
10ºdia---25abril/sábado--------------------------------Caparroso/Urniza  81km
11ºdia---26abril/domingo-----------------------------Urniza/Navarrenx 104km

França/France  
12ºdia---27abril/segunda----------------------------Navarrenx/Lourdes   89km
13ºdia---28abril/terça---------------------------------------Lourdes/Seré    84km
14ºdia---29abril/quarta-------------------------------------Seré/Toulose   100km
15ºdia---30abril/quinta------------------------------------Toulose/Trebés 108km
16ºdia---1maio/sexta------------------------------------------Trebes/Sète  118km
17ºdia---2maio/sabado--------------------------------------Sete/Miramas 130km
18ºdia---3maio/domingo--Miramas/Saint-Maximin-la-Sainte-Baume 87km
19ºdia---5maio/segunda------Saint-Maximin-la-Sainte-Baume/Fréjus 84km
20ºdia----6maio/terça-------------------------------------- Frejus/Menton  98km
21ºdia---7maio/quarta--------------------------------------Menton/Loano  93km

Itália/Italy
22 dia---8maio/quinta--------------------------------------Loano/Rapallo 110 km
23ºdia---9maio/sexta----------------------------------------Rapallo/Massa 104km
24ºdia---10maio/sábado------------------------------------Massa/Cecina  109km
25ºdia---11maio/domingo---------------------------------Cecina/Grosseto 98km
26ºdia---12maio/segunda------------------------Grosseto/Civitiavecchia 115km

Vaticano/Vatican
27ºdia---13maio/terça-----------------------------Civitiavecchia/Vaticano 69 km

sexta-feira, 17 de abril de 2015

De Fátima a Ferreira do Zezere

O grupo na chegada a Fatima
Depois das emoções do primeiro dia, Setúbal já ficou para trás e o dia de hoje teve como destino o Santuário de Fátima ainda de manhã, e Ferreira do Zêzere ao final da tarde.
Isto era o planeado, mas  teve como grande novidade uma GT Tempest, a "peregrina" a avariar, o que diga-se não é muito normal para uma GT e muito menos para esta que já foi a Santiago de Compostela e a Fatima mais de uma vez.



a GT Tempest conhecida pela "peregrina"


A GT zaskar com rodas finas...
 Depois de uma ida à oficina em Tomar e troca do que estava estragado, lá ficou pronta para mais 2800 kms.


A fé tambem no bordado ...
A mesa sempre posta...

a mãe do Manuel a fazer uma agradavel surpresa ao filho



 Na chegada a Fátima o Manuel tinha uma surpresa inesperada, a mãe aguardava-o com um grupo de Franciscanos e voltou a demonstrar a sua preocupação por esta longa jornada que o espera, preocupações de mãe ...diria eu.
 A chegada a Ferreira do Zêzere teve o apoio dos Bombeiros Voluntários e do amigo Pedro Carraço que se disponibilizou para o que fosse necessário. Hora de dormir que amanhã será o ultimo dia em Portugal e o acumulado assusta...


A partida de Setubal

A partida como programado foi do Largo do Bocage, o que não estava programado era o escriba deste blogue não poder estar presente, por motivos profissionais ,e vai por isso o relato será mais breve do que o desejado, pois  só regressei hoje ainda não tive tempo de por a conversa em dia.
A animação foi grande com os amigos e familiares dos peregrinos e as entidades oficiais a darem um alegre colorido á bonita praça da nossa cidade.

Na cerimónia alem dos discursos oficiais, houve uma largada de balões que deu um colorido especial a esta iniciativa, que realizada no dia mundial da voz, pretende  chamar a atenção para os laringectomizados.
 "Dar voz à esperança " foi o lema escolhido para as jerseys que iniciaram esta peregrinação.



O discurso da  Presidente da Câmara Municipal de Setúbal






A largada de balões deu um belo colorido , entre discursos de circunstancia, beijos e abraços e votos de boa viagem as emoções foram muitas fica por isso um excerto do relato do António que retirei do facebook




....Obrigado amigos e amigas pela força e demonstração de carinho, obrigado pela vossa presença na partida, todas as frases de incentivo que recebemos são elas que nos dão força para as dificuldades que de certo iremos encontrar....


a nossa casa no próximo mês
A viatura de apoio que vai permitir a estes corajosos peregrinos o apoio necessário a uma viagem desta envergadura. Permite cozinhar e poupara assim o dinheiro que não abunda e dormir onde "der mais jeito"
 E assim se prepararam o Manuel,o Telmo, o António, o Avelino ,o Tolentino com o Pedro ao volante, para esta enorme aventura que no primeiro dia os levou até Pernes onde pernoitaram, na companhia de um grande grupo de ciclistas de Setubal que os acompanhou até às Taipadas.


O Telmo, a marcar o almoço antes da partida :-) e o "Almirante" em grande plano
O percurso previsto para os proximos dias será:
1º dia/quinta:Setubal/Pernes
2ºdia/sexta:Pernes/Fatima/Ferreira do Zezere
3ºdia/sabado:Ferreira do Zezere/Lardosa
4ªdia/domingoa:Lardosa/Ituero da Azaba

Isto foi o percurso indicado pelo Manuel na terça, pode ter alterações que desconheço...Uma reportagem do evento...
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/M67TKVpvExQ?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


terça-feira, 7 de abril de 2015

Mais um dia de azafama

Hoje foi outro dia a tentar mais apoios com muitas reuniões e contactos, em que tivemos finalmente oportunidade de reunir com Bispo de Setúbal, D.Gilberto Canavarro dos Reis para   explicar os motivos e o porquê da nossa peregrinação. nomeadamente a divulgação da problemática dos doentes oncológicos em geral e mais especificamente os laringectomizados.
Com tantas reuniões começa a faltar o tempo para treinar....